Quinta, 17 Ago 2017
manejo da juçara
Manejo da Juçara PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 31 de Janeiro de 2011 20:26

 

 

Palmeira Juçara:

Conservação da Mata Atlântica, Geração de Renda e Segurança Alimentar

 

Diante dos conflitos de interesses sobre a Mata Atlântica, há necessidade de se promover o desenvolvimento social das comunidades rurais e tradicionais no Bioma, com base no resgate e na valorização da cultura local. Trabalhando de maneira sustentável os recursos naturais da região.

O Programa de Manejo Sustentável da Palmeira Juçara, executado pelo IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) junto às comunidades tradicionais do município de Ubatuba, visa difundir a utilização dos frutos da palmeira juçara (Euterpe edulis), espécie da Mata Atlântica ameaçada de extinção, para produção de polpa, sementes e mudas.

As ações contribuem para o desenvolvimento local, através da geração de renda com a comercialização desses produtos. Promove a recuperação da espécie, através do plantio, repovoamento e manejo de forma sustentável.

Esta experiência vem se desenvolvendo – há 5 anos - com foco na promoção e difusão de técnicas agroecológicas para o manejo sustentável da palmeira juçara por meio da produção de polpa alimentar e na consolidação de sua cadeia produtiva, integrado a sistemas agroflorestais com a produção de outros produtos da sociobiodiversidade como forma de garantir a conservação das florestas associada a geração de renda dos envolvidos. O trabalho é traçado sob a estratégia de fomentar o protagonismo social nas comunidades, com o fortalecimento dos grupos e associações, viabilizando a conquista pelos envolvidos de sua sustentabilidade socioeconômica e segurança alimentar, assim como a promoção do diálogo junto as Unidades de Conservação.

A adoção da polpa de juçara na cultura alimentar local acontece através de sua utilização na culinária e inserção na alimentação escolar. Devido ao alto valor nutricional, representa um importante passo para a soberania alimentar das comunidades.

Hoje, as ações do programa estão articuladas por três projetos: “Projeto Juçara”, financiado pelo Petrobras Ambiental; Projeto “O Uso Sustentável da Palmeira Juçara como Estratégia para Conservação da Mata Atlântica” (Rede Juçara), PDA/MMA; e “O plano de uso das sementes de juçara (Euterpe edulis Mart.) como estratégia de repovoamento da espécie no Município de Ubatuba, SP / Mosaico da Bocaina” pelo AMDL. E envolve uma série de parcerias locais e regionais para sua execução.

Maiores informações pelo telefone (12)3848-1801, pelo site, www.projetojucara.org.br e e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Bolo de Juçaraf

egfgalt
alt  
Última atualização em Qui, 08 de Novembro de 2012 12:57
 
juçara PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Seg, 05 de Julho de 2010 13:20

Juçara